Coopervitae

Campus Muzambinho e Coopervitae realizam dia de campo em Nova Resende

por Editor

IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, em parceria com a Coopervitae, realizou, no dia 24 de março, ação que integra o Projeto Soma. Professores e estudantes do curso de Engenharia Agronômica estiveram no sítio Caninana, na zona rural de Nova Resende, para promover uma série de atividades e palestras para 75 cafeicultores da região. Durante o dia de campo, eles receberam informações sobre boas práticas agrícolas na cafeicultura certificada Fair Trade.
Foram realizadas quatro palestras: “Normas técnicas para a produção de café certificado orgânico e fair trade”, ministrada pelos alunos Felipe Lonardoni e Marcos Fernando de Moraes; “Manejo sustentável do solo”, proferida pelos estudantes Luiz Paulo Bachião e Paulo Otávio Barbosa Bachião; “Nutrição foliar do cafeeiro”, feita por João Carlos Villela Reis e Rodrigo Oliveira Camilo; e “Tecnologia de aplicação de defensivos e uso de EPI’s”, que ficou sob a responsabilidade de Fillipe Carneiro Lopes e Thales Eugênio de Brito.

O Projeto Soma é coordenado pelo professor José Marcos Angélico de Mendonça e, atualmente, conta com o apoio do professor José Sérgio de Araújo. A iniciativa é fruto de convênio entre o IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e a Coopervitae, de Nova Resende. O objetivo principal é promover a aproximação dos estudantes do IF com o setor produtivo, em particular, os cafeicultores familiares integrantes da cooperativa conveniada. O projeto foi criado em 2009 e, desde então, tem realizado ações de assistência técnica e extensão rural, permitindo a contextualização do aprendizado pelos estudantes.

As principais atividades desenvolvidas são assistência técnica individual (visitas às propriedades), organização de palestras e dias de campo, elaboração de cartilhas técnicas, cursos de curta duração entre outras.

Fonte: Peabirus

Conteúdo relacionado: Na mídia
DoDesign-s Design & Marketing